segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Tristinhos

(getty images)

O Tobias, estava doente há 3 dias.
O Tobias é (era) o peixinho dourado do meu filhote, oferecido pelas manas.
O Tobias, morreu pela madrugada...dei conta, porque me levantei da cama, algumas vezes para o ir ver.
De manhã, levei o filhote à cozinha, para junto do aquário.
O filhote, chorou muito, com lágrimas gordas, abraçadinho a mim, enquanto repetia:"Ó mamã, o Tobias era o melhor peixe do mundo e de todo o universo!" 
Eu chorei também, com o coração apertadinho.
Preparámos uma caixinha de cartão, forrada com papel-crepe azul (a côr favorita do filhote e, nas palavras dele, para o Tobias se sentir no mar), para o sepultar.
Depois das aulas, fomos até à ribeira que fica perto de casa, com a caixinha de papel-crepe azul.
O filhote quis fazer um discurso. Disse que o Tobias era muito amoroso, que tinhamos tentado salvá-lo, que lhe demos remédios, mas não tinhamos conseguido,  e que percebeu que ele estava muito doentinho e por isso, tinha morrido. Fizemos uma prece, agradecendo à Mãe-Natureza pelo tempo que o Tobias esteve connosco, devolviamos-lhe agora o seu corpo, ficando só com as lembranças de como ele jogava às escondidas por entre as plantas ou como ele subia rápidamente até ao cimo do aquário, na hora da paparoca, e sorrimos.
Despediu-se do Tobias e entregou-o ao céu dos peixinhos (que para ele é o mar e, como a ribeira vai ter ao mar...).
Voltei para casa, com o filhote ao colo.

P.S: Primeiro contacto próximo do filhote, com a morte (suspiro). A ver como ele lida com este sentimento; vou estar atenta nos próximos dias.

***

5 comentários:

  1. Linda despedida, snif!
    Antes de vir para Espanha tinha um aquário. Desde que soube que vinha, morreram todos, um hoje, dois no outro dia, o bonsai também, olha, foi um desatre.

    ResponderEliminar
  2. Beijinhos a todos os meus amores :)♥

    Agora, já me anda a dizer que quer um Tobias II... ;)

    ResponderEliminar
  3. Mas que saudades eu já tinha de a ler!

    ResponderEliminar

*✿*Viajantes, deixem o vosso carimbo:*♥*