sábado, 20 de fevereiro de 2010

O legado


Hoje em sessão facebokiana com uma grande amiga, em que punhamos a conversa em dia, o assunto acabou por ir parar aos filhos e ás dificuldades com que hoje nos deparamos a nivel económico, a educação das crianças, o que lhes podemos proporcionar e por aí fora...
A meio da conversa apercebemo-nos que estavamos a utilizar expressóes que os nossos pais utilizavam, e que as nossas preocupações não são muito diferentes das que eles tinham, quando nós eramos crianças. O desejo de que os nossos filhos tenham um futuro melhor, que os possamos preparar melhor para a vida , preocupações com a futura vida profissional deles e que lhes possa proporcionar conforto e desafogo monetário. As velhas frases que nos fartámos de escutar, tudo igual aos nossos pais e avós...
Começámos a rir, com muitos smiles á mistura.
"Estamos cotas", digo eu para a minha amiga.
"Completamente", responde-me ela.

A conversa deixou-me a reflectir no assunto.
É verdade que é importante proporcionarmos o melhor para os nossos filhos, boas escolas, bons cursos, viagens, férias, boas roupas...
As dificuldades económicas que todos estamos a sentir, deixam-nos um pouco angustiados e apreensivos com o nosso futuro e com o dos nossos filhos. E esta preocupação é genuina. Assistimos diariamente ao descalabro da economia, ao aumento da criminalidade, ao descrédito dos nossos politicos e governantes.
Cenário deveras negro.
Há algum tempo atrás, outra amiga dizia-me: " Admiro a tua decisão de quereres trazer um filho, a este mundo! Ainda não percebi se é coragem ou se é egoismo."
"Nem uma coisa nem outra. Acredito que as novas gerações podem fazer a diferença, e que eu posso ajudar a criar e a educar um ser humano mais consciente e responsável. Acho que esta é a grande esperança de todos os pais e educadores. Já percebemos o que está mal; vamos fazer e ajudar a fazer melhor".
Bem, não a convenci a ter filhos (também não pretendia), mas talvez a tenha ajudado a ver as coisas menos negras.

Voltando á sessão facebokiana, a minha amiga preocupava-se, com a educação dos filhos, com as possibilidades que lhes poderia vir a proporcionar para que pudessem ter uma vida melhor. Subentenda-se aqui que falavamos de terem uma carreira profissional bem remunerada, uma casa, carro, sucesso, afinal. E que era isto que ela queria deixar aos filhos. Ela, que nunca esqueceu o que é mais importante, que é o pilar duma familia linda e maravilhosa, onde tudo é partilhado e conversado.

Mas o que será mais importante? Status é mesmo fundamental?
Será que não o ter alcançado, faz de nós piores pessoas do que na realidade somos? Seremos nós, uns fracassados?
A pressão desta sociedade em que vivemos , é tremenda. E atinge-nos a todos. Temos que ser melhores, mais bonitos, mais ricos, mais bem-vestidos, mais alegres imagine-se.
Os nossos filhos são bombardeados constantemente com estas ideias. Pedem-nos roupa de marca, ténis de marca, consolas e telemoveis topo de gama e todo o tipo de gagdets que se possa imaginar. E muitos de nós, pais e educadores, caiem na esparrela...Queremos também que os nossos filhos tenham o melhor, é a desculpa.

Pois eu acho que enquanto nos mantivermos presos a estas ideias, concerteza que iremos sofrer e concerteza que nos sentiremos infelizes.
Se neste momento ainda julgamos os outros e a nós mesmos pelas COISAS que temos, certamente que começamos a sentirmo-nos frustrados.
E é isto que nós queremos passar aos nossoas filhos? E esta a herança que lhes queremos deixar?

Acho que está na hora de reformular todas estas ideias e tentar perceber o que é realmente mais importante. A melhor herança que podemos deixar aos nossos filhos, são as ferramentas e oa alicerces que eles utilizarão ao longo da vida.
E essas não se podem comprar em lado nenhum. Como não tẽm valor, nem de compra nem de venda, são gratuitas, vêm de um armazem que se chama " Amor &  Disponibildade, SU" (de Sociedade Universal).

O que os nossos filhos precisam que lhes demos é: amor, companheirismo,partilha, auto estima, confiança nas próprias capacidades, crença nos seus sonhos, respeito pela Mãe Natureza, pelos outros, compaixão , disponibilidade. Ufa... afinal são mais coisas do que pensava inicialmente.
Acredito que se formos capazes de transmitir tudo isto ás nossas crianças, terão tudo o que realmente precisam e por mais desaires que a Vida lhes possa vir a trazer, serão sempre capazes de realmente triunfar. porque serão fortes e capazes e nada lhes quebrará o espirito ou o ânimo.

Este é o legado que quero deixar ao meu filho.
Quanto á minha amiga, relembrou-se que já anda a solidificar estas bases há alguns anos e que os "prédios" estão a ficar lindos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

*✿*Viajantes, deixem o vosso carimbo:*♥*