terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia da Criança



O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de Novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Varia de pais para país, e em Portugal comemora-se hoje, dia 1 de Junho.
Confesso que sempre fui um pouco avessa a datas marcadas e a comemorações. É como se as pessoas fossem obrigadas a festejar determinada coisa, porque sim, porque esse é o dia para o fazer.
Ora eu acho que não devia haver dias para nada. E todos os dias deviam ser dias para tudo. Acho que deviamos dizer ou mostrar aos outros o que sentimos e o que nos vai na alma, sempre que nos apetecesse. Tudo o que me é imposto, regra geral rejeito. Porque perde a espontaneadade e a genuinidade.
Assim sendo , e visto que hoje é o Dia da Criança, todos os dias eu digo á minha, o quanto o amo, o quanto ela é importante para mim e o quanto ela é "chata".Todos os dias são dias de miminhos, de brincadeiras, de conversas sérias e disparatadas, de risos e amuos. Ponto assente :)
Mas, no dia de hoje, o meu pensamento vai para todas as crianças doentes, abandonadas, neglicenciadas, desaparecidas, exploradas, carenciadas, cuja infância foi roubada e violada.
E o meu coração fica apertadinho, porque gostava que fossem abraçadas da mesma forma que abraço a minha. Gostava que todas elas tivessem amor, comida, roupa, casa,escolas e tempo para brincar...E que pudessem ser precisamente isso: crianças. E sinto vergonha e tristeza por ainda viverem num mundo tão cruel e ignorante...
Nelas, apesar de tudo, deposito a esperança de um mundo melhor. E se cada um de nós, com as nossas crianças, investir nessa gigantesca tarefa, acredito que conseguiremos. E eu estarei lá, na primeira fila, pronta e preparada, para desbridar caminhos.
Como dizia há pouco tempo atrás: "Não sei se será no meu tempo que verei a mudança, Mas que continuo a plantar sementinhas, ai isso continuo". E se me acham sonhadora, idealista , podem sempre culpar o meu pai que me deixou ouvir muitas vezes o "Imagine" do John Lennon...
Feliz Dia da Criança, para todas as crianças e para todos os que a mantêm viva dentro de si !

***

Sem comentários:

Enviar um comentário

*✿*Viajantes, deixem o vosso carimbo:*♥*