domingo, 18 de julho de 2010

Frases e palavras feias

Uma das minhas preocupações em relação á educação do meu filho, como ser humano, é de que seja bem-educado e respeitoso para com os outros, mesmo que tenham opiniões diferentes das nossas. Aceitar e compreender as diferenças, no fundo...
Sendo possuidor de uma personalidade forte, ele nunca aceita o que se lhe diz, só porque sim (o que eu muito aprecio e de certa forma, até encorajo). Tenho sempre que lhe explicar e exemplificar.
Ele é tão bem comportado que, de vez em quando, permito-lhe não o ser.
Ou seja, há alturas em que lhe digo: " Vamos dizer disparates?"

O que se segue é uma parvoice pegada, em que cada um diz as coisas mais disparatadas que consegue. Tendo ele, 4 anos, a noção de "disparates" está agora associada a palavras ou frases feias: "és um cócó", "saco de pums", "meias chulentas", "ó palhaço", "és um badalhoco".
Qualquer uma delas, lhe arranca uma gargalhada estrondosa, daquelas deliciosamente patetas... sabendo já de antemão que está a dizer uma "coisa proibida".
Este exercício serve de descompressão para ele e para mim... que continuo a gostar de "aparvalhar", como bem sabem.

Pois, ontem, conseguiu impressionar-me quando, no meio dos disparates, com um ar muito sério me disse: "Mãe, descobri uma frase muito feia. E que faz doi-doi ás pessoas. E que elas ficam tristes e até choram. E não devemos   dizer."
"Ai, sim? E qual é, filhote?"
"ODEIO-TE", respondeu ele. "É a mais feia de todas, não achas?"

***

Sem comentários:

Enviar um comentário

*✿*Viajantes, deixem o vosso carimbo:*♥*