sexta-feira, 11 de março de 2011

Dúvida existencial

Na onda de aparvalhamento em que me encontro hoje, apeteceu-me blogar (pouco) sobre esse animal tão incompreendido que é o rato.
Pois, estava eu á janela, nas traseiras de casa quando subitamente, apercebo-me de um leve movimento proveniente de um arbusto. Fico à coca, muito quieta (por aqui, passeiam muitos pardais e melros e até patos-bravos os verdadeiros, os genuínos), para ver se não afuguento o animal que lá se esconde.
Népia. Mais uns segundos de expectativa e eis que surge, o culpado do estremecimento vegetal: um rato. E não era um rato qualquer. Era um senhor rato, enorme e gordo, vulgo ratazana.
"Ai, que nojo!", devem estar vocês a dizer/pensar.
Pois, entendo.
Mas este rato era "charmoso", movia-se com delicadeza e muito subtilmente. Confesso que lhe achei piada. Provavelmente porque ele estava lá, no jardim,  e eu cá, dentro de casa. Ou porque a moca de sono, me impedia de me mexer. e fazer alguma coisa produtiva. O facto é que  fiquei um bocado, a admirá-lo.
E depois, pensei: "Tá bem, eu percebo a aversão e o nojo, mas não terão os ratos, também direito á vida?"
E foi aí que percebi, que tinha que ir dormir, antes que a minha capacidade intelectual e racional ficasse irremediávelmente afectada pela privação de sono.
(photo by David King)

P.S: se tiveram paciência para ler o texto, poderá significar que, ou gostam muito de mim (o que muito me satisfaz), ou que gostam de textos "para encher chouriços" (de que este, é um claro exemplo).

***

8 comentários:

  1. O rato é um animal fixe! No seu habitat natural é adorável, tal como o hamster. Só tem má fama porque é um sobrevivente na selva hurbana.

    ResponderEliminar
  2. Coisas de Feltro: após algumas horas de sono(bem) merecidas, ideias mais clarificadas, pois sim, concordo contigo. Beijinho :)

    ResponderEliminar
  3. Confesso que ratazanas não são muito a minha onda... Mas pensando bem, as conversas de encher chouriço também não!... ;) *

    ResponderEliminar
  4. Armando (Aires?), és cá dos meus :)

    ResponderEliminar
  5. Quem é esse Aires??? Suponho que sendo meu homónimo e com tão distinto apelido deva ser alguém absolutamente soberbo!!!!! Tens sorte em ser seu amigo, minha querida... ;)

    ResponderEliminar
  6. Ahahahahahah! A tua "modéstia", denunciou-te.
    Gosto muito de te "ver", por aqui.
    Beijinho, meu querido ;)

    ResponderEliminar
  7. No meu caso, cheguei ao fim, porque... gosto de ratos!!! hehehe

    ResponderEliminar
  8. ESpeCiaLmente GaSPaS: ups...esqueci-me dessa hipotese ;)

    ResponderEliminar

*✿*Viajantes, deixem o vosso carimbo:*♥*