quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mudança

"I think it's naive to pray for world peace if we're not going to change the form in which we live." - Godfrey Reggio
"Be the change you want to see in the world." - Mahatma Gandhi
E aqui é que está o busílis da questão...de que adianta, orarmos e pedirmos por algo, se não modificamos diariamente, o que nos incomoda? De que adianta, proclamarmos isto e aquilo e depois, não "utilizarmos" para nós mesmos, o que defendemos publicamente? 
(É por estas e outras razões, que estou fartinha de pseudo-gurus e pseudo-lideres, cujos traços comuns, além do magnetismo e carisma , são a falta de coerência e a desonestidade. Esta tirada é muito pessoal, dado que co-habitei com um, por largos anos.)
As mudanças, podem e devem ser feitas por todos, começando pela nossa vida pessoal. Não precisamos de espectadores, a não ser os que estão directamente envolvidos e a esses, também se pede que sejam participantes. Será fácil? Provavelmente, não. Mas menos fácil, é conviver diariamente com o "lixo emocional" que muitas vezes, vamos descuidando, lá num canto  da nossa vida. E este lixo,  enquanto não devidamente reciclado, deixa vestigios persistentes e resistentes a um mero espanadar de ideias. Há que abrir as janelas, deixar o sol entrar, sacudir bem os tapetes e começar tudo de novo.
Analisar comportamentos e padrões que nos impedem de ser felizes e de nos relacionarmos plenamente com os outros. Entender e abraçar os nossos medos e frustrações. Abrir a cabeça , os olhos e o coração, a novas perspectivas, ideias, formas de viver, reformular conceitos e critérios, é fundamental para conseguirmos mudar o que deixou de ser necessário, e se tornou obsoleto e grosseiro. 
Mudar o individuo para mudar a sociedade.
Evolução, minha gente, é a palavra  de ordem. 
Consciencialização, é a ferramenta. 
E "Para a frente, é que é caminho.", é a frase que me rege :) 
***

Sem comentários:

Enviar um comentário

*✿*Viajantes, deixem o vosso carimbo:*♥*