quarta-feira, 25 de maio de 2011

Children See ... Children Do

Em jeito de resposta, à notícia que hoje circulou pela net e jornais, do espancamento de uma adolescente, pelas suas colegas, e "devidamente" filmado por outro colega.
Muitos dedos a apontar, muitos espelhos "esquecidos" lá em casa, muitos pais distraídos..
.
        

Recuso-me a aceitar que a responsabilidade é da sociedade, da escola, dos amigos, do fascinio das novas tecnologias.
A responsabilidade é dos pais, dos encarregados de educação, do que lhe quiserem chamar.
Sou defensora acérrima dos valores da familia, seja ela tradicional, monoparental, alargada ou alternativa. As nossas bases, como seres humanos e cidadãos, começam lá e se lá, falham, grandes probabilidades existem de que falhemos em todo o lado.
Somos responsáveis por aquilo que criamos, literalmente e não me venham com desculpas de que são influências externas que corrompem a nossa juventude. Todos nós já fomos adolescentes, todos nós fomos tentados, expostos a agressões deste tipo ou até pior. Cada um , saberá do seu trajecto de vida...as nossas cicatrizes lembram-nos o nosso passado, não definem, obrigatoriamente, o nosso futuro.
No entanto, sem valores morais e sociais, jamais deixaremos para trás, a bestialidade que existe em cada um de nós. Perceber os limites, compreender que o que fazemos, traz consequências a médio ou longo prazo, responsabilizarmo-nos pelos nossos actos, faz parte integrante do processo individual de crescimento de cada um de nós.
Entender que o nosso papel é fundamental, na educação das nossas crianças; envolvermo-nos de forma activa, na sociedade, na escola, será concerteza, meio caminho andado para construirmos um mundo melhor ou pelo menos, seres humanos melhores.
Acrescento um comentário que alguém, inteligentemente, fez : "(...) A par de chamar à responsabilidade quem feriu e quem gravou sem acudir, deveriam ser chamados também à responsabilidade os paizinhos dessas bestas, que se não sabem educar, deveriam ser proibidos de exercer o seu direito de paternidade."



Sem comentários:

Enviar um comentário

*✿*Viajantes, deixem o vosso carimbo:*♥*