domingo, 10 de julho de 2011

Catarse


Evitar a dôr, é um mecanismo natural de autodefesa de qualquer um de nós. Acho mesmo que é um instinto básico. E que está ligado ao sentimento do medo.
Hoje fui confrontada com um e que tenho andado a evitar (porque ainda não me sentia preparada e achava que não estava suficientemente forte): regressar a lugares que foram palco de um grande amor.
Perceber que passaram a ser só isso mesmo, lugares, e que a dôr que a eles estava associada já não existe, foi tremendamente libertador!
Hoje descobri que, na sua maioria, os lugares maus ou bons, só existem na nossa cabeça, no nosso subconsciente. Nós é que os impregnamos e  moldamos com as nossas alegrias, medos ou temores. Depois de sublimarmos esses sentimentos, o equilibrio volta a ser reposto e descobrimos que a mudança aconteceu dentro de nós.
E isso, foi muito bom!

Quanto às lembranças, essas ficarão para sempre mas, deixaram de ser dolorosas. :)

***

2 comentários:

  1. Ana, acabei de publicar um post que também fala de medos e ainda nem tinha lido o teu!Telepatia, aliás, parece-me mais que andamos na mesma fase...Há quem diga que não devemos voltar aos lugares onde já fomos felizes, confesso que a certos sitios não consigo voltar com outra pessoa...!A dor não se consegue evitar pois não?Num dilema é como ando, e parece que chega tudo ao mesmo tempo. Quanto a ti, fico contente por conseguires superar e perceber que mudou dentro de ti esse sentir :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Drinha, pois parece-me que sim, que estamos em fases muito semelhantes :)
    A dor e uma coisa tramada e que, no fundo, nos impede de caminhar. As vezes só apetece ficar quietinha, no nosso casulo e esperar que ela passe...mas muitas vezes, só passa quando saimos dele e decidimos que está na hora de a enfrentar. Não há outra forma :P
    Querida, espero que consigas ultrapassar tudo isso que agora apareceu para ti. Há muito tempo atrás, e quando vivi uma situação dificil e dolorosa, em jeito de desabafo disse a alguém "Mas que porra, porque é que tudo tem que ser tão dificil, para mim?" ao que me responderam: "Encara estas situações como desafios e pensa que se eles te aparecem é porque tens capacidade para os resolver." Confesso que na altura não me serviu de grande consolo, mas com o tempo, acabei por perceber que assim era. Continua a não ser fácil, mas ter essa percepção (de que se é capaz de vencer), é seguramente, uma mais valia.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

*✿*Viajantes, deixem o vosso carimbo:*♥*