sábado, 16 de julho de 2011

Mudar

Todos sabemos, o actual estado do nosso planeta. Constantemente somos chamados à atenção: basta perceber as alterações climáticas que o planeta está a sofrer, desvastando a fauna e a flora e afectando toda a população humana.
Impossível não nos questionarmos sobre a nossa responsabilidade. Negligente, não alterarmos os nossos hábitos. Coisas simples, gestos diários que passam por fazer reciclagem e alterar a nossa dieta alimentar.
Impõe-se uma certa urgência, porque aproximamo-nos, em ritmo acelerado, do ponto de ruptura.

A (falsa) ideia de que os vegetarianos só comem comida sensaborana e saladas, é completamente desmistificada quando provarem as coisas deliciosas que a culinária vegetariana produz.
Falando da minha experiência pessoal, lembro-me que comecei a tomar esta consciência quando estava a tentar engravidar. Além de não suportar a violência que é exercida nas quintas de criação e matadouros, o facto é que comecei a olhar para os animais no prato, como aquilo que eles realmente são: cadáveres. E mentalmente, criou-se um asco, uma repulsa por este tipo de alimentação. E não quis de forma alguma, alimentar o meu filho, ainda em gestação e na fase mais crucial da sua formação, com cadáveres. Por isso, aos poucos, comecei a alterar a forma como comia e para isso, tive que pesquisar, ler, fazer curso de cozinha vegetariana, consultar e ser orientada por uma nutricionista dessa área.
Comecei a adaptar também, os pratos que cozinhava habitualmente, ao vegetarianismo e a transição foi (e está sendo) feita de forma suave, no meu caso. Continuei a beber leite e seus derivados, assim como ovos (ainda não consegui abolir o uso deles, mas para lá caminho). Sou portanto, ovo-lacto-vegetariana, assim como o meu filho que é uma criança perfeitamente saudável, e que já teve as doenças infantis que todas as crianças desta idade, têm. Noto sim, uma maior rapidez de recuperação.
E não, não é molengão, nem apático (outra falsa ideia) :)
No vídeo, são referidas as razões e os tremendos benefícios para a nossa saúde e para a saúde do planeta, para e ao tornarmo-nos vegetarianos.
Visitem o blogue um curso em sabores, e descubram um mundo novo.
Pensem seriamente no assunto. Está na hora de mudar :)

                          


***

2 comentários:

*✿*Viajantes, deixem o vosso carimbo:*♥*