terça-feira, 16 de agosto de 2011

Relato de uma semana de férias

Voltei!
Uma semana fantástica, passada em pleno Minho, rodeada de muito verde, árvores para abraçar, o som hipnotizante de um rio que nos embalava à noite e despertava pela manhã e a casa, implantada num declive, completamente isolada e longe de tudo.
   
A casa
O rio


















O café mais próximo ficava a 2 Kms e que descobri aquando da visita da família Vicente que nos trouxe, finalmente, a linda Inês, a bébé que ainda só conheciamos através das (montanhas de) fotos trocadas por email e tal, e pela qual ainda ficámos mais apaixonados.
Manhãs frescas e noites encantadas, deitadas a admirar a Lua e a ver estrelas cadentes (sim, vimos algumas e foi uma grande emoção, eheheh!). Apanhámos amoras e até houve quem conseguisse ver um esquilo (com muita pena minha e da siamesa, que não vimos). Muitas abelhas para nos chatearem a moleirinha, e rãs pequeninas, pequeninas que pareciam posar para a máquina fotográfica.
Caminhadas pelo rio de águas geladas (ao ponto de deixarmos de sentir os dedos dos pés) e consequentes quedas e arranhões e nódoas negras (que nos deixaram as pernas impróprias para usar vestidos, curtos, pelo menos), e ao cimo do monte, até à velha (reconstruída) igrejinha da Nossa Senhora da Pena. Esforço recompensado pela paisagem maravilhosa que se avista lá de cima e pela sombra generosa de árvores seculares. Conversetas com os moradores locais, pelo caminho. E o cheiro, aquele cheiro de árvores e musgo e terra húmida!!! E gargalhadas, sempre muitas gargalhadas!
Quase, quase a chegar...
A vista fantástica e aquele ar maravilhoso ;)

A igrejinha da Nossa Srª da Pena
Muita ronha e sem obrigações de horário, entregues ao encanto do tempo sem tempo, só respondiamos aos sons dos nossos estômagos... que eram exigentes e refilões. Aliás, engordei um quilo ou dois, nem sei bem e também não estou muito preocupada.; culpa daquele ar maravilhoso.
O filhote, que andava meio parvo, coitadinho, no primeiro dia (talvez pela excitação ou talvez porque nunca tinha estado com tanta gente numa casa só), acabou por se habituar ao ritmo de todos nós. E até conseguiu vencer o medo dos cães, graças ao doce e brincalhão Pepper, um dos cães mais queridos que já conheci. Aliás, uma das imagens que guardo com mais "espanto", é a foto do Pepper a dormir aninhado nas pernas do meu filhote que, tranquilamente, lhe coloca a mão sobre o dorso.

O filhote e o amigo de brincadeiras, Pepper, descobrindo os segredos das bolotas.

No meu aniversário, tive direito a um bolo fantástico, feito pelas mãos da minha siamesa que alquimicamente, transformou um bolo simples, numa delícia para o paladar e para os olhos. Decorado com flores silvestres, bolotas e folhas de carvalho (com a ajuda do  marketer de serviço), ficou lindo!!!!
Muita  parvalheira e presentes fantásticos, carregadinhos de emoções, não fosse a própria viagem um presente maravilhoso por si só. E foi uma semana de muito amor, muitos abracinhos, ralhetes e descobertas. 
Um pai e marido dedicado, o Paulo e que aos poucos se foi dando a conhecer e revelou a sua veia humorística, a minha doce Vera que adoro abraçar e que me faz sentir "tia", o nosso pescador de serviço, o Nuno, um miudo descomplicado e preserverante (ao 3º dia, lá consegui pescar, com alguma pena nossa, um peixinho pouco maior do que o isco)  e o João, o mais velho, com voz grossa e mais reservado (e dorminhoco) mas que de vez em quando apanhávamos a sentar-se no colo do pai (coisa linda de se ver, porque o João é um marmanjão com 1,80 m +/-)
Uma familia linda, generosa, e onde abundam os gestos de amor e que me fizeram sentir como há muito não sentia.
Voltámos de coração cheio, muitas recordações e já cheios de saudades...passou tão rápido!
E foi assim...agora, que voltámos à cidade, apanhei uma tremenda de uma conjuntivite que me impediu de escrever nestes dias, porque mal podia abrir os olhos (grrr) e me faz desconfiar de que estou a ficar alérgica a estes ares.
Como diz a Lu, somos umas campestres, eheheheh!

***

6 comentários:

  1. Ana, adorei o relato!Está visto o tamanho do coração cheio :) Já tinha saudades!Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Drinha:
    foi uma semana maravilhosa!
    E tb ja tinha saudades de andar por aqui.
    Beijinho:)

    ResponderEliminar
  3. Adorei o relato. A sensibilidade, o humor, a paz e a felicidade que transbordam das suas palavras cativaram-me por completo!

    ResponderEliminar
  4. Gustavo:
    Obrigada :)
    Foi de facto, uma semana a recordar.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Parva! Acabo de chegar e já morro de saudades. É por estas e por outras que vale a pena viver.

    ResponderEliminar
  6. Luísa:
    Estúpida!♥
    Ah, quero a foto das rãs, fafavor :)
    Beijo.

    ResponderEliminar

*✿*Viajantes, deixem o vosso carimbo:*♥*