sábado, 21 de janeiro de 2012

Do meu cão

(imagem da série "Game of Thrones")

Há alturas, em que a saudade dele aperta. É quase uma dôr física. Saudades do focinho dele, dos olhos meigos, da expressão meio selvagem. Da sua tontice enquanto cachorrinho (ai, tantos disparates e sobressaltos), da sua altivez e porte digno, quando adulto. 
Das cheiradelas, a meio da noite, quando ele entrava no meu quarto e depois de se certificar que estava tudo bem, saía, deitava-se no hall e soltava uma respiração mais profunda (e que eu achava sempre que era um suspiro de alívio). Da sua alegria, quando eu chegava a casa. Dos abracinhos que eu lhe dava (e ele consentia), quando eu estava triste. Das beijocas fugazes na ponta do focinho, com o intuito de o irritar, e que ele respondia com um esboço de abocanhar, que me fazia rir às gargalhadas.  Dos nossos passeios nocturnos, sob a luz da Lua ou a fugir à chuva.
Do meu cão-gato que deitava o focinho sobre os meus pés, nas noites frias de Inverno, enquanto via televisão.
Do meu cão-aspirador que apanhava todas as migalhinhas que pudessem haver pela casa. 
Do meu cão-pessoa, que me dava focinhadas de repreensão, direitinhas aos olhos, quando eu uivava para o chatear. Das patadas persistentes e irritantes (na altura, quando passei por uma fase muito complicada e me estava a fechar para o mundo), que me obrigavam a reagir e a sair do marasmo, nem que não fosse para gritar com ele. Do ar aflito com que ele aparecia na cozinha, quando o meu filhote começava a chorar no berço, ainda antes de eu dar conta pelo intercomunicador...
Tenho saudades da visão de beleza pura e selvagem que ele me proporcionava, sempre que o levava para o meio da serra de Sintra e o soltava: ficava extasiada a observar os movimentos dele e sentia sempre que ali, é que ele era verdadeiramente feliz... presenteava-me sempre com um pássaro ou um rato (ao que eu não achava piada nenhuma, mas enfim, era o seu instinto natural de caçador). 
Um companheiro de caminhadas  (o grande responsável por este vício) com uma resistência impressionante e que me dava pica: quanto mais puxava por ele, mais ele aumentava a velocidade. Inteligente ao ponto de perceber que tinha que diminuir a cadência, quando, já no final da minha gravidez, os meus movimentos se tornaram mais lentos...
Presença constante de muitas boas recordações. Foi com ele, que numa bela noite de Outubro, vi uma chuva de estrelas cadentes enquanto acariciava a barriga e falava com o meu filhote, feliz como nunca me tinha sentido antes.

Ainda tenho dificuldade em lembrar-me com serenidade do que foi o seu final, e não é assim que eu me quero lembrar dele. Porque ele, deu-me o melhor de si e é assim que eu o vejo: como o melhor cão do mundo. E como o meu primeiro filho.

***

7 comentários:

  1. Fizeste-me chorar agora.
    Era sim um cão especial também a mim me deixou memórias lindas

    ResponderEliminar
  2. Oh...que descrição tão terna...eu tive um cão quando era pequenina e agora só não tenho porque não dá mesmo!Mas ainda hei-de ter um novamente, acho que nos ensinam muito!Bjinho grande

    ResponderEliminar
  3. Fizeste-me chorar ao lembrar-me da minha cadela e da decisão difícil que tive de tomar...

    ResponderEliminar
  4. Utena: pois, bem sei... e tu tb perdeste há pouco tempo, a tua menina :'(

    Maria: sim, eu aprendi imenso com ele. Os cães são animais generosos. Olham para os amigos humanos como se estes fossem Deus ;)...e nunca se cansam de dar.

    Luisa: tu, nem precisas, né?

    Palco do tempo: outro :)

    C.Spot: horrível ter que tomar essa decisão... com o meu, não chegou a ser necessário: na altura em que ele começou a entrar em sofrimento e eu tomei a decisão de eutanasiar, quando cheguei à clínica, ele desistiu de lutar e partiu, tranquilamente...Mas é sempre horrível e custa-me muito falar ou pensar nisso.


    Beijinhos a todas :)

    ResponderEliminar
  5. O Sky era o Sky, hei-de sempre lembrar-me dele, não com memórias muito profundas mas com um sorriso de ternura porque é sem dúvida um cão especial que a Deusa transformou numa estrela brilhante para vos proteger.

    ResponderEliminar

*✿*Viajantes, deixem o vosso carimbo:*♥*