domingo, 19 de fevereiro de 2012

Memórias de Carnaval


Hoje em dia, não acho muita piada ao Carnaval. Até há alguns anos atrás, vivia com intensidade esta época: como nasci e cresci num bairro popular de Lisboa, com tradições enraizadas de festas, fantasiava-me a preceito e com o grupo habitual, corria bailaricos nas colectividades de outros bairros (quantos namoricos não começaram e acabaram assim). Recordo-me também, de Carnavais em Torres Vedras e de sairmos do corso, completamente encharcados, cobertos de serradura e papelinhos, eheheheh!
Depois, talvez porque mudei de casa e o grupo se desfez, deixou de fazer sentido. Além de que as brincadeiras que hoje se fazem no Carnaval, são um bocado estúpidas. Regra geral são partidas de mau gosto e resumem-se a atirar balões de água, ovos e farinha, às pessoas que passam tranquilamente na rua ou, mais grave ainda, que circulam na estrada. Confunde-se brincadeira com vandalismo e o espirito folgazão do Carnaval, perdeu-se completamente.
E depois, há sempre aquelas pessoas que, como não brincam durante o resto do ano, aproveitam-se desta época para serem parvinhos (mais do que já são, nos outros dias)...

Deste Carnaval, fica-me a memória de uma frase do meu filho.
Habitualmente, não fica muito entusiasmado. Talvez porque, cá em casa, dia sim, dia sim, brinca-se ao faz-de-conta e a única diferença é que nesta época, pode levar o disfarce para a rua e para a escola :)
Este ano, surpreendeu-me e deixou-me comovida. Fez questão de se fantasiar e quando o acabei de vestir, foi olhar-se ao espelho e perguntou-me: "Mãe, achas que o avô ia gostar de me ver assim? Estou igual a ele, naquela foto, não estou?".
Desarmou-me completamente. Emocionou-me até às lágrimas e enquanto o abraçava, respondi-lhe: "Sim, filho. O avô ia adorar ver-te assim. És lindo, meu amor!"
E fiquei a imaginar como ficaria o meu pai, se o visse assim...


***

2 comentários:

  1. Que bom. E a "culpa" é tua. O teu filho amará o avô, através de ti, tal como amo o meu através das memórias da minha mãe.
    Abracinho.

    ResponderEliminar

*✿*Viajantes, deixem o vosso carimbo:*♥*